quinta-feira, 21 de maio de 2015

Para pensar (2)

Frei Dorvalino Fassini, OFM

Prezados Irmãos, Paz e Bem!

Estávamos visitando a Fraternidade “São Francisco de Assis”, da OFS de Rio Grande. Após o almoço, com o Irmão André e mais três Irmãs, parados na frente da catedral, olhávamos para a praça. Eu estava de hábito. De repente, chamou-nos a atenção uma senhora jovem do outro lado da avenida, distante uns 12 metros, que olhava em nossa direção e sorria e sorria, enquanto cerrava o carro. Pensávamos que estivesse se comunicando com algum conhecido que estava ao nosso redor, pois a rua era bastante movimentada.

Fachada da Capela da VOT de São Francisco de Assis
De repente, em passos céleres, veio ao nosso encontro, abraçou-me sem que eu pudesse esboçar qualquer reação a não ser muita surpresa e perguntar: “Mas o que é isso!? Quem é a senhora, eu não a conheço!” E ela exultante de alegria: “Me desculpe, mas quando eu vejo um hábito de São Francisco com esse sorriso, eu não me contenho!? Eu sou Samanta! Eu amo muito São Francisco!”

Alguém, talvez, pense “mas que pieguice!” Mas, talvez e também, porque não pensar na famosa frase do então Papa Bento XVI: “Toda pessoa tem uma alma um pouco franciscana”.

Não deixemos que roubem o espírito franciscano de nosso Povo!

Perguntas:

- Será verdade que hoje tem menos vocações franciscanas seculares que em tempos passados? Ou, quem sabe, nós é que não estamos sabendo, querendo encontrá-las, despertá-las? Ou, talvez, nós que somos franciscanos por vocação e profissão, não estejamos fazendo bem a nossa parte?

Pense, comente, responda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário