quarta-feira, 21 de julho de 2010

Evangelizados que evangelizam

Com muita alegria e empenho, o Conselho Nacional do Brasil acolheu recentemente a confirmação do Conselho Internacional da aprovação do Brasil, cidade de São Paulo (SP), como sede do XIII Capítulo Geral da Ordem Franciscana Secular, com o tema “Evangelizados para Evangelizar”. Motivo também de alegria e motivação para todas as fraternidades que compõem nossa família nacional, que recebe tal decisão com espírito fraterno e de comunhão recíproca, pois a participação de todas as fraternidades nacionais do mundo todo expressará a união orgânica de toda a Ordem.

Como bem sabemos, o Capítulo é um momento muito importante para a vida franciscana de nossas famílias. Em nome do Senhor, celebramos a vida de fraternidade, que é animada pelo Espírito Santo. Tratamos das coisas que se referem a Deus; o que for útil e bom para nossa vida, reconhecendo que o Senhor revela o que é melhor para nós, através da participação dos irmãos e irmãs, para o bem da vida espiritual que abraçamos ao entrar na Ordem, tais como: a vivência da palavra de Deus, sua pregação; a legislação da Ordem; eleições dos ministros; na partilha; confraternização; no envio de missionários; no conforto mútuo etc. Com a participação dos capitulares, que serão chamados a manifestarem, deliberarem, decidirem, sugerirem e votarem, novo impulso do Espírito será dado a toda Ordem Franciscana Secular para uma vivência do Evangelho e de sua propagação, regra e vida de todos aqueles que querem seguir a Jesus Cristo do jeito de São Francisco de Assis.

Os franciscanos seculares do Brasil são chamados a participarem, de vários modos, da organização deste Capítulo Geral. Com muito zelo, nossos Irmãos e Irmãs do Sudeste III, que abrange o Estado de São Paulo, assumiram a coordenação organizativa de serviço do Capítulo. Mais de perto estão envolvidos o irmãos Rosalvo Gonçalves Mota como Coordenador Geral; as Irmãs Bernadete Mesquita e Denise Marum; da parte do Conselho Nacional participam o Ministro Nacional e o Conselheiro Tesoureiro; como representante da Presidência do Conselho Internacional faz parte a Irmã Maria Aparecida Crepaldi, além de inúmeros outros irmãos e irmãs que não se deixam vencer em generosidade e já se dispuseram a trabalhar para a melhor acolhida e suporte à programação do nosso Capítulo Geral. Mas todos os irmãos e irmãs do Brasil poderão ajudar de várias formas para a realização do Capítulo: regionais, fraternidades locais e cada irmão e irmã deverão contribuir para esse fim. O Capítulo Geral da Ordem Franciscana Secular é responsabilidade de todos nós.

Sendo que o Capítulo é momento de graça, pois nos possibilita avaliarmos, decidirmos, programarmos a vida de toda a Ordem, não nos caberá somente o apoio material e do serviço para sua realização, mas a contribuição de vida franciscana que já testemunhamos no Brasil. O Conselho Internacional solicitou a participação de alguns Irmãos, que já dão testemunho de “Evangelizados que Evangelizam” por sua vida e obra, participarão de mesa redonda, onde exporão suas realidades de vida. E já que teremos sua realização no Brasil, creio que suas decisões e efeitos serão logo sentidos por nossa fraternidade nacional; principalmente pela temática proposta: “Evangelizados para Evangelizar”, reafirmando em nós o que desde os primórdios é fundamental em nossa vida franciscana: viver o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo o exemplo de São Francisco de Assis, que fez do Cristo o centro de sua vida com Deus e com os homens... passando do Evangelho à vida e da vida ao Evangelho. (Regra da OFS, art. 4).

Quero, desde já, agradecer a todos que, por amor à vida franciscana, contribuirão para a realização deste Capítulo, em especial aos nossos irmãos os frades da Província da Imaculada Conceição do Brasil, que contribuirão com sua participação na tradução, ou mesmo em outras atividades.

Na alegria franciscana de podermos estar juntos para celebrar nossa vida, toda a Fraternidade Nacional da Ordem Franciscana Secular do Brasil, com santo orgulho, espera com fraterna expectativa, a chegada da data da realização do XIII Capítulo Geral de sua Ordem.

No pai seráfico Francisco, mãe Clara, nossa saudação fraterna de Paz e Bem a todos.

Antonio Benedito de Jesus da Silva Bitencourt,
Ministro Nacional da OFS
Extraído de http://www.franciscanos.org.br/v3/carisma/ofs/notas/09_150710.php acesso em 21 jul. 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário