sábado, 26 de setembro de 2009

A logomarca da Fraternidade


A nossa fraternidade tem uma logomarca própria e que se encontra estampada na manga das camisetas e no estandarte. Ela é composta de três partes:
  • Tau
  • Cruz com Evangelhos
  • Legenda
O Tau na cor vermelha além de ser um símbolo tipicamente franciscano nos lembra que a OFS começou, lá no séc. XIII, como associação de leigos irmãos penitentes.
A Cruz com Evangelhos, é uma cruz onde em cada extremidade há a representação da alegoria de cada um dos evangelistas: Mateus (homem), Marcos (leão), Lucas (touro) e João (águia). Em primeiro lugar esta imagem lembra-nos de Jesus Cristo e de Sua mensagem à humanidade.
Além disto especificamente esta imagem nos trás a lembrança de nossa sede, a Igreja São Francisco de Assis em Porto Alegre, pois é a mesma imagem que encontra-se gravada na lateral do presbitério deste templo.
A cor é o verde e reforça a imagem de esperança que a mensagem de Jesus trouxe para todos os homens.
Por fim a Legenda igualmente na cor verde com o texto:
  • Fraternidade Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula
  • 2 ago. 2006
Nosso nome e a data de nossa ereção canônica.
O conjunto da imagem também procura ser uma tradução do que diz o Capítulo 2 da Regra da Ordem Franciscana Secular (1978):
A Regra e a vida dos franciscanos seculares é esta: observar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo o exemplo de São Francisco de Assis, que fez do Cristo o inspirador e o centro da sua vida com Deus e com os homens.
Creative Commons License
A logomarca da Fraternidade / Eugenio Hansen, OFS is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.

Nenhum comentário:

Postar um comentário