a) Dados históricos
- Trata-se de uma pequeníssima capela dedicada a Santa Maria dos Anjos. Muito antiga; o exame de sua arquitetura comprova que foi edificada antes do século X.
- As fontes franciscanas chamam-na de “Santa Maria da Porciúncula”. Suas dimensões são muito reduzidas: 4m x 7m.
- Sobre ela se ergue a majestosa Basílica de Santa Maria dos anjos, que acolhe os peregrinos.
- A pequenina capela foi reconstruída por Francisco em 1207 ou 1208,
assim como havia compreendido na voz do crucificado de São Damião. - A igrejinha está associada aos principais acontecimentos da Fraternidade em sua origem:
- Foi ali que São Francisco acolheu os primeiros irmãos e ali moraram os primeiros frades.
- A Porciúncula é o “berço da Ordem”. Ali teve origem as três ordens fundadas por São Francisco: I Ordem – dos Frades; II Ordem – das Irmãs Clarissas; III Ordem – para pessoas Leigas.
- Santuário da Missão. Dali partiu os primeiros frades para além dos limites de Assis.
- Desde o começo foi ao redor da Porciúncula é que se realizavam os Capítulos, isto é, os “encontros dos irmãos”.
- Ali na tardezinha do dia 03 de outubro de 1226 terminou o curso de sua vida. Bem próximo está a Capela do Trânsito, levantada sobre o lugar da cel-enfermaria na qual morreu Francisco.
- Porciúncula é o berço da Ordem Franciscana. A recordação desse lugar realça a importância e a necessidade da volta às origens do ideal de Francisco e de sua intuição evangélica: simplicidade, perfeita alegria, pobreza, trabalho, oração, fraternidade.
- A pequenina igreja nos lembra que precisamos ser também uma ‘porciúncula’, habitação de Deus. Francisco entendeu que Maria foi esta primeira ‘igreja’ de Deus no mundo, recebendo o Verbo da vida. Por isso a denominava com muitos títulos na sua oração Saudação à Mãe de Deus. Ela é a Virgem feita Igreja.
- Santa Maria dos Anjos, a Porciúncula, evoca o valor indispensável da Fraternidade, elemento essencial da vocação franciscana. Desde que o Senhor concedeu irmãos a Francisco, eles passaram a viver junto à igrejinha dedicada à Mãe do Senhor.
Extraído de http://www.franciscanos.org.br/?salafranciscana=26666 acesso em 28 out. 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário